quarta-feira, 5 de agosto de 2015

CACHOEIRA DA PEDRA FURADA

Entre Biritiba Mirim e Mogi das Cruzes, há o Parque Estadual da Serra do Mar, onde se localiza uma curiosa formação rochosa que dá origem à cachoeira da Pedra Furada. Uma trilha de 3km conduz desde a estrada Mogi-Bertioga, km 80.4 até o local da cachoeira.

O local é aprazível e bonito e permite um gostoso banho e a preparação de um piquenique.



CAMINHADA – TRILHA DA CACHOEIRA DA PEDRA FURADA – MOGI DAS CRUZES

Domingo de manhã, 7h30, Estação da Luz no centro de São Paulo. Linda manhã de sol. Trem com destino a Guaianazes. A viagem de trem segue da Luz até Guaianazes, onde se chega em uma hora, mais ou menos. Depois há troca de trem para continuar a viagem até Estudantes, em Mogi das Cruzes onde se chega pela 9h30. Toma-se o ônibus no Terminal de Estudantes com destino ao bairro de Manuel Ferreira, no Km 77 da Rodovia BR-98, conhecida como Mogi-Bertioga. No domingo é de hora em hora. Saindo às 9h40 chega-se ao destino quase uma hora depois, onde há um bar no local que fornece água, café, salgados e outros produtos para quem se desloca para a caminhada.
Bar no Km 77 Mogi-Bertioga

Pelas 10h30 inicia a caminhada pelos 3km de asfalto até o início da trilha.
A caminhada é tranquila pelo asfalto, mas não tem acostamento e os carros passam muito rápido.
Depois de 2km e meio há uma placa indicando o início da área do Parque Estadual da Serra do Mar.

Início da trilha no Km 80.4 sem sinalização nenhuma.

No início a trilha é com vegetação de mata mais aberta, com alguns pontos de lama. E não tinha chovido nos últimos dias. É permanente o lodaçal.  Trilha mais ou menos bem marcada. Há pontos mais difíceis de passar.

Depois de quase duas horas chega-se à Pedra Furada.

O retorno, além das quase duas horas de trilha e ainda os 3km do asfalto da Mogi-Bertioga até o km77 onde para o ônibus, ainda tem que contar com o fato desse ônibus vir de hora em hora e tem um último por volta das 18h, que perdendo fica complicado.
Tomando o ônibus, é ir até Estudantes, tomar o trem para Guaianases e de lá para a Luz, retornando a São Paulo com o corpo cansado mas de espírito renovado com o espetáculo da Natureza.



Nenhum comentário:

Postar um comentário